sábado, agosto 01, 2015

BEM... CHEGOU A HORA DE POSTAR A DISCOGRAFIA DO MESTRE :)

TODOS OS LP´S FORAM RIPADOS PELO AMIGO ANDRÉ MACLEURI (ATUAL BAIXISTA DO MESTRE).
EM MEADOS DE 2012, EMPRESTEI AO ANDRÉ ALGUNS LPS DA MINHA COLEÇÃO. ELE RIPOU.
NENHUM DOS LP'S POSTADOS AQUI FOI LANÇADO EM CD. A DISCOGRAFIA OFICIAL CONSTA DE 13 LP'S, 5 CD'S E PARTICIPAÇÕES EM CD'S COM OS MESTRES DA GUITARRADA, DJ DOLORES, BANDA CALYPSO...
AOS GUITARREIROS E AMANTES DA GUITARRADA... A TRILHA SONORA DOS IGARAPÉS, TURIÁS... BOA VIAGEM NA CANOA DOS SONHOS RIBEIRNHOS :)

1978 - LAMBADA DAS QUEBRADAS;


http://www.4shared.com/zip/SkHn1gUL/vieira_e_seu_conjunto_-_lambad.html





*LAMBADA DAS QUEBRADAS.

O 1º LP do mestre Vieira. Gravado em outubro de 1978.

Faixas: Lado 1
01 - Lambada da baleia;
02 - Lambada das quebradas;
03 - Vamos dançar a lambada;
04 - Lambada da pachanga
05 - Você voltou pra mim;
06 - Bate estaca.

Faixas - Lado 2
01 - Lambada da curupira;
02 - Botando pra quebrar;
03 - Você vai chorar;
04 - Lambada da bicharada;
05 - Ela foi embora;
06 - Som do amor.

Músicos:

*Guitarra Solo - Vieira;
*Guitarra Base - Coalhada;
*Contra - Baixo - Carequinha;
*Bateria - Cassiano (Cocada);
*Pandeiro - Papa -Veia;
*Ganzá - Sombra;
*Treme - Terra - Canela de vidro;
*Cantor - Quiabão.



Esse lp tem muita história...

01...

Em meados de 1980 fui morar na casa de meu saudoso avô Julio Braga, em Santana, Macapá. Meu avô era uma pessoa simples e gostava de música simples: Adamastor e os 4 do nordeste, Genival Lacerda... Vieira e seu Conjunto. O som do Vieira me chamava muita atenção (na época eu tinha 6 anos), principalmente uma música que tinha sons de animais, feitos na guitarra (melô da bicharada). Seu Braga dançava ao som desse lp.
Foi com meu avô que conheci o som do Vieira e nunca imaginei que um dia o conheceria e me tornaria seu amigo.
Em meados de 1989 tive o prazer de conhecer o seu Joaquim de Lima Vieira, em uma festa em Vila dos Cabanos - Barcarena- no Cabana Clube. Ele tinha acabado de tocar com seu conjunto, na época, composto por seu genro Carlos Cabral "Dalgino Bigu"(vocal e guitarra), Antonio Carlos (bateria), José Augusto "Moela" (baixo) e seu filho Waldeci (percussão, bateria), que atualmente integra a banda que acompanha o mestre pelo Brasil. O formato do show era interessante, a banda que acompanhava Vieira fazia mais ou menos uma hora e meia de show, onde tocava os hits do momento, na época Baltimore, Scorpions, Bryan Adams, Legião Urbana, Amado Batista... O segundo momento era feito pelo mestre da guitarrada Vieira (uma hora).
Na época eu era guitarrista de uma banda de rock progressivo (Ecos do Sistema)... depois de conhecer pessoalmente o seu Vieira decidi simplificar minha sonoridade e expandir os horizontes.


02...

Em 2007 conheci uma pessoa que fez parte da criação da guitarrada: Cassiano Pereira.
Pereira foi o primeiro baterista do mestre Vieira. Na época que o conheci morava no bairro de Itupanema, em Barcarena. Ele me contou detalhes do início de toda a criação do primeiro lp do mestre Vieira e seu Conjunto. Contou curiosidades. Uma delas se refere a construção do baixo que é usado no lambada 1 e no lambada das quebradas 2. Ele foi até Belém com o mestre e ao entrar em uma loja de instrumentos, a pedido do próprio, copiou as características de um baixo (inclusive usou papel carbono) para posteriormente reproduzi-lo anatomicamente.
Pereira fez o tal baixo... com 2 cordas:). No lp Lambada das Quebradas é fácil perceber que o baixo semitona muito, pois além de ter apenas 2 cordas e não estar devidamente afinado, o baixista (velho carequinha) não sabia tocar.
Pereira me contou também o porque de não ter foto da banda na capa do lp e de não ter os nomes dos músicos (apenas apelidos) na ficha técnica: Ao ser enviada a master para a gravadora Continental, em São Paulo, não foi enviado nenhum material sobre a banda.

03...

A primeira canção do lp (lambada da baleia) fala de uma baleia que encalhou em Barcarena em 1976. Isso realmente aconteceu e está documentado (inclusive existem ossos dela até hoje). Conversei com várias pessoas que foram testemunhas oculares do fato e até se alimentaram da carne da saudosa baleia.


Bem, como disse, tem muita história para ser contada e cantada....


Obrigado.

Givaldo Pastana





Nenhum comentário: